O curso de Engenharia Civil é o curso dentro da engenharia que aborda a criação e execução de projetos de infraestrutura, assim como sua manutenção. Além disso, a engenharia civil abrange outras áreas, como o estudo de solo, materiais e recursos prediais.
O engenheiro civil pode atuar em diversas áreas, dentre elas:
Construção Civil: São feitos projetos de construção, execução e manutenção (ou recuperação) de estruturas, como edifícios, casas, estádios, shoppings, entre outros.
Fundações e estruturas: é feita a edificação e escolha dos materiais adequados para as estruturas e fundações.
Transporte: São feitas obras de ferrovias, rodovias, aerovias, hidrovias, viadutos e terminais. São analisados alguns critérios, tais como logística, tráfego e sinalização.
Gerenciamento de recursos prediais: o profissional é responsável por estabelecer os padrões de qualidade, ordem e ocupação do espaço.
Hidrotecnia: são feitos os projetos para obras hidráulicas e de saneamento, fluviais e marítimas, com foco no aproveitamento de recursos hídricos.
Saneamento: o engenheiro projeta e gerencia obras como estações de tratamento de água e esgoto, redes de captação, elevatórias de água tratada e poços.
Em torno dos R$6653,00.
Através do PISM ou do SISU (ENEM). São ofertadas 100 vagas semestrais.
5 anos. Período integral.
O aluno irá passar pelo ciclo básico, o qual irá estudar matérias, tais como Cálculo, Física, Química e laboratórios. E depois pelo ciclo profissionalizante, o qual irá estudar disciplinas voltadas na engenharia civil, por exemplo sistemas de transportes, instalações hidráulicas prediais, construção de edifícios, entre outras.
Notas de corte dos últimos anos