PET Elétrica UFJF


ENGENHARIA COMPUTACIONAL

O que é Engenharia Computacional?

O curso de Engenharia Computacional tem como principal característica a interdisciplinaridade e é uma proposta conjunta da Faculdade de Engenharia e do Instituto de Ciências Exatas, que tem como intuito formar profissionais capazes de utilizar modelos computacionais (simulações computacionais) aplicados à resolução de problemas diversos da Ciência e das Engenharias, como os da Engenharia Civil, Elétrica, Ambiental, de Produção, Mecânica, de Petróleo, Biologia, Física, Química, etc.

Para os interessados em entender o que é um Modelo Computacional e onde ele pode ser usado, o GET Engenharia Computacional disponibilizou um vídeo explicativo em seu canal do YouTube com diversos exemplos. Para assistir o vídeo APERTE AQUI 

Onde atua o engenheiro computacional?

Este profissional atua na resolução de problemas através de simulações computacionais, aplicados a problemas das mais diversas áreas, através de métodos como: Inteligência Computacional, Aprendizado de Máquina, Pesquisa Operacional e Métodos Numéricos aplicados a resolução de modelos matemáticos. Algumas das áreas que o Engenheiro Computacional se destaca no mercado são: aerodinâmica de veículos, análise estrutural e extração de petróleo.

Qual o salário médio?

Como o curso é relativamente novo e um dos poucos de seu tipo no país, as informações sobre média salarial são limitadas.

Qual a forma de ingresso na UFJF? Quantas vagas são ofertadas?

O ingresso é possível através do PISM ou do SISU (ENEM), ocorrendo no primeiro período letivo de cada ano, sendo 20 vagas ofertadas para os aprovados pelo PISM e mais 20 vagas pelo SISU. Além disso, o aluno pode ingressar no curso de Ciências Exatas e optar pelo curso de Engenharia Computacional como opção de segundo ciclo.

Qual a duração do curso? E o período?

O curso tem duração de 5 anos e ocorre em período integral.

Matriz curricular

Atualmente, o curso de Engenharia Computacional possui duas grades ativas, a antiga grade de 2009, e nova grade do curso, que entrou em vigor no ano de 2018. Uma das principais características do curso de Engenharia Computacional é a flexibilidade curricular. A grade é formada, basicamente, por disciplinas obrigatórias do Curso de Ciências Exatas (têm por objetivo proporcionar ao aluno uma forte base conceitual), disciplinas obrigatórias da Engenharia Computacional (têm por objetivo preparar o aluno para as disciplinas de caráter profissionalizante), e disciplinas eletivas (disciplinas de livre escolha do aluno, permitindo ao mesmo um maior aprofundamento na área de atuação profissional de sua preferência).

ALGUNS DE NOSSOS PROJETOS