PET Elétrica UFJF


ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

O que é Engenharia Ambiental e Sanitária?

A graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária envolve diversas atividades que visam a manutenção e preservação do meio ambiente, conciliando questões ambientais, econômicas e sociais com o desenvolvimento sustentável. Uma das formas de atuação desse tipo de profissional é na coleta e tratamento de água e esgoto, manejo, tratamento e disposição de resíduos, licenciamento ambiental para a construção de obras, além de consultorias. Essa engenharia é responsável principalmente pela manutenção do conceito de sustentabilidade e proteção a saúde humana, lidando com a prevenção ou mitigação dos mais diversos tipos de impactos existentes, com vistas à vincular o desenvolvimento tecnológico e econômico com práticas sustentáveis.

Onde atua o engenheiro ambiental e sanitarista?

Sua atuação se desenvolve em quatro grandes áreas: tecnologia ambiental, recursos hídricos, geotecnia e gestão ambiental. Na execução de seu trabalho, o engenheiro poderá fazer vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres, instalações operacionais e serviços de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo e tratamento de resíduos sólidos; drenagem e manejo de água pluviais. Também fica a cargo deste engenheiro avaliar e monitorar atividades relacionadas a poluição ambiental, como a qualidade do ar, solo e águas subterrâneas. A partir disso, pode propor medidas de controle e mitigação que visem o respeito as normas ambientais vigentes. Durante a graduação, o aluno tem a oportunidade de se profissionalizar em programas extra curriculares como empresas juniores, iniciações científicas, grupo de educação tutorial, monitorias, treinamentos profissionais, projetos extensão, dentre outros, que são excelentes mecanismos de unir o ensinamento teórico à prática exigida pelo mercado de trabalho. Em relação a área de atuação, o engenheiro pode trabalhar em empresas de consultorias, no ministério público, em órgãos públicos (como IBAMA), em grandes indústrias (como ArcelorMittal, Cesama, MRS, dentre muitas).

Qual o salário médio?

O salário médio mensal desse profissional atualmente está em torno de R$4000,00-R$6.000,00, podendo variar de acordo com o trabalho realizado,
experiência e tempo no cargo.

Qual a forma de ingresso na UFJF? Quantas vagas são ofertadas?

Há um grande número de universidades e faculdades que ofertam esses curso em Juiz de Fora, e as principais são: UFJF, Rede de ensino DOCTUM, e Faculdade Machado Sobrinho. Atualmente existem dois meios de ingresso no curso de graduação na UFJF: através do PISM ou do SISU (ENEM), de modo que são ofertadas no total 50 vagas, sendo destas 25 pelo PISM e 25 pelo SISU.

Qual a duração do curso? E o período?

O curso é presencial e sua duração é de 5 anos em período integral.

Matriz curricular

O aluno irá passar por três núcleos: básico, profissionalizante e específico, sendo oferecidas em todos disciplinas de caráter multidisciplinar. Durante o núcleo básico, serão abordados disciplinas relativas ao ciclo básico do ICE (Instituto de Ciências Exatas), como cálculo, física, laboratórios de ciências e disciplinas introdutórias do próprio curso. O núcleo profissionalizante foca em disciplinas voltadas á engenharia de forma geral, dando ao aluno conceitos básicos para a formação. Nessa etapa serão estudadas matérias relacionadas à topografia, mecânica dos fluidos, química ambiental, desenho auxiliado por computador, dentre outras. Por fim, na segunda metade do curso, serão oferecidas disciplinas específicas em relação a engenharia ambiental e sanitária, as quais abordam mais profundamente tópicos como tratamento de água, esgoto e efluentes industriais, controle e monitoramento da poluição atmosférica, manejo de resíduos sólidos, transporte de poluentes, avaliação de impactos ambientais, além das possibilidades de disciplinas eletivas que tangem a Engenharia Ambiental e Sanitária.

ALGUNS DE NOSSOS PROJETOS